Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sócrates: António Costa é “um líder em formação”

Em entrevista à TVI 24, José Sócrates considerou que “só agora” é que o primeiro-ministro é “líder do partido”. Criticou também a postura de Marcelo, defendendo que o Presidente está a “confundir popularidade com carisma”

Questionado se António Costa é um líder de Governo carismático, José Sócrates atirou: “é um líder em formação”. Esta quarta-feira à noite, em entrevista à TVI 24, o antigo primeiro-ministro lembrou que Costa está no cargo há pouco tempo e que “ só agora é líder do partido”. E não mais se alongou sobre o tema.

A postura de Marcelo Rebelo de Sousa foi criticada por Sócrates, que referiu que o Presidente da República está a “confundir, popularidade com carisma” e que isso “enfraquece o cargo”. E alerta: “Muita gente faz essa observação e ele devia ter isso em atenção”.

“Tem uma forma de se relacionar com os portugueses muito baseada na proximidade. A vulga-ridade, a banalidade, o quotidiano, a rotina, isto é, o excesso mata qualquer ideia carismática”, justificou.

Foi como “um grande êxito político” que considerou a proposta de Orçamento do Estado para 2017. Para o antigo primeiro-ministro houve “uma transformação da esquerda política do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista” que apoia o Governo. À proposta, defendeu, só fica a fala “mais investimento público”