Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Adjunto de Costa com falsa licenciatura demitiu-se

Rui Lizardo Roque frequentou o curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, mas nunca o terminou, embora seja apresentado como licenciado

Rui Lizardo Roque, adjunto de António Costa para os Assuntos Regionais, apresentou esta terça-feira ao final da tarde a demissão. Segundo apurou o Expresso, o primeiro-ministro aceitou o pedido. Esta decisão surge horas depois de ter sido noticiado que o assessor não tinha concluído a licenciatura, apesar de no despacho de nomeação publicado no Diário da República ser apresentado como licenciado.

Esta terça-feira de manhã, o Observador avançou que Rui Roque apresentou uma falsa licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e que não existe qualquer registo no sistema informático relativamente à conclusão do curso.

Segundo a mesma notícia, Rui Roque entrou na faculdade no ano letivo 1997/1998 e realmente estudou em Coimbra, mas várias cadeiras ficaram por concluir. Ao começo da noite desta terça-feira, o Observador acrescentava que o assessor só tinha completado com aproveitamento quatro unidades curriculares da licenciatura.

Em janero de 2016, Rui Roque foi nomeado adjunto para os Assuntos Regionais, uma função que não obriga à frequência do ensino superior. Recebe, segundo o portal do Governo, um salário de €3512,42 brutos, o que corresponde a €2083,39 líquidos.