Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministro da Economia diz que investidores têm confiança em Portugal

Manuel Caldeira Cabral tutela a Economia desde o final de novembro

Tiago Miranda

“A procura que temos tido de fundos comunitários e das linhas de crédito que abrimos para apoio à atividade industrial têm demonstrado que há confiança nos investidores”, declarou Caldeira Cabral

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, disse esta segunda-feira em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, que os investidores têm confiança na economia nacional, destacando a aposta no scetor do turismo.

"A procura que temos tido de fundos comunitários e das linhas de crédito que abrimos para apoio à atividade industrial têm demonstrado que há confiança nos investidores e que há espaço para o investimento num conjunto diversificado de sectores", afirmou o ministro, em declarações aos jornalistas, após ter inaugurado um hotel em Ponte da Barca, num investimento de cerca de dois milhões de euros.

Segundo o ministro, "no primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 7,7% do investimento das empresas não financeiras, que representou um aumento, face ao ano passado, em que esse investimento estava a crescer 1,1%".

"Este crescimento do investimento, com forte procura de fundos comunitários e com a aceleração que fizemos da colocação de fundos comunitários nas empresas, poderá dar esse estímulo adicional ao crescimento", afirmou.

Caldeira Cabral destacou o sector do turismo como muito importante para o país, sublinhando que em Ponte da Barca, concelho do interior do país, o sector registou um aumento de 20% de turistas, 40% dos quais estrangeiros.

O ministro referiu ainda que, só este ano, o município de Ponte da Barca teve 58 pedidos de licenciamento de novas unidades hoteleiras e que há mais um hotel de quatro estrelas em construção.