Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Passos Coelho para António Costa: “Qual tem sido o motor de travagem da economia?”

  • 333

José Carlos Carvalho

No Parlamento, durante o debate quinzenal que esta manhã decorre, o líder do PSD quis saber a razão para as, afinal, “modestas perspetivas de crescimento da economia em 2016”

“Se o investimento está a crescer qual tem sido o motor de travagem da economia?” Esta foi a questão colocada ao primeiro-ministro pelo líder do PSD esta manhã, no Parlamento, durante o debate quinzenal, depois de fazer um convite a António Costa para “discutir a realidade”, e não “a ficção”.

Lembrando as previsões iniciais do Governo, Passos Coelho instou o chefe do executivo a explicar o motivo para as, afinal “modestas perspetivas de crescimento da economia em 2016”.

“Diz que talvez o crescimento não vá muito além de 1%”, insistiu Passos Coelho, para sublinhar que tal taxa fica muito abaixo do previsto e que, mesmo assim, “até hoje, o que pode ser medido, representa apenas um crecimento de 0,9%”.

Na resposta, o primeiro-ministro garantiu que as metas do défice vão ser cumpridas, “ao contrário do que aconteceu no ano passado” e que o país “sairá do procedimento por défices excessivos”.

Apesar de o crescimento ser menor, a taxa de desemprego recuou “de 12 para 10%”, frisou Costa. Assim, concluiu, “o Governo está a cumprir o seu principal objetivo, que era emprego, emprego, emprego”.

O primeiro-ministro afirmou também que o investimento privado aumentou, tendo crescido 7,7% no primeiro trimestre.

Insatisfeito, o líder do PSD acusou Costa de “não responder”.