Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Manuais escolares do 1º ciclo gratuitos no próximo ano letivo

  • 333

DR

A medida só deveria se estendida ao 2º ano, mas afinal deverá entrar em vigor para todos os alunos do ensino primário já em 2017

Os manuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo (ensino primário) podem ser gratuitos já no próximo ano letivo. Segundo avança esta quinta-feira o Observador, esta é uma das medidas que deverá estar presente na proposta final do Orçamento do Estado para 2017.

Na passada terça-feira, Alexandra Leitão, secretária de Estado adjunta e da Educação, em entrevista ao jornal “Público”, deixava a garantia de que a oferta de manuais iria avançar para o 2.º ano, lembrando que o objetivo era estender a medida a todo o 1º ciclo. “O que está em análise é a rapidez do gradualismo, mas avançar com a medida ano a ano é um dado adquirido. Depende da taxa de reutilização. Este ano, 92% dos alunos [do 1.º ano] receberam os livros do Estado. Mas sabemos que a reutilização no 1.º ano será mais difícil do que no 9.º”, afirmou.

Agora, tudo aponta que medida chega já em setembro de 2017 e para todos os alunos que frequentem a escola primária. Este ano, pela primeira vez, os manuais escolares foram gratuitos para os estudantes do 1º ano do ensino público e privado. Segundo dados do Governo, avançado pela secretária de Estado na mesma entrevista, 92% dos alunos usufruíram da medida.