Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Na íntegra: a carta que Juncker escreveu a Guterres (que acaba com um coração)

  • 333

Missiva de parabéns do presidente da Comissão Europeia para o futuro secretário-geral da ONU foi escrita em português e termina com o desenho de um coração

"Caro António, mon chère ami,

Estou extremanente satisfeito pela sua nomeação para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas e gostaria de lhe transmitir as minhas mais calorosas felicitações por esta nomeação.

O facto de ter emergido como a escolha unânime do Conselho de Segurança das Nações Unidas, depois de um processo de seleção com uma transperência sem precedentes, representa um enorme triunfo pessoal e o reconhecimento da sua longa experiência em gerar consensos no domínio dos assuntos internacionais. Constitui também um forte sinal de esperança nas virtudes das soluções bilaterais para superar os desafios globais, nomeadamente a manutenção da paz e da segurança a nível internacional, as migrações, as alterações climáticas, assim como a promoção da defesa pelo respeito dos direitos humanos.

Desejo-lhe o maior êxito no exercício das novas funções e espero ter o prazer de o poder reencontrar brevemente e de podermos colaborar estreitamente na resolução dos graves problemas com que o mundo se confronta atualmente.

Com os melhores cumprimentos, all the best,"