Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo: “Louvor, esperança, orgulho”

  • 333

Jose Carlos Carvalho

Presidente da República felicitou Guterres pela sua aclamação como futuro secretário-geral das Nações Unidas e não tem dúvidas: “É um momento histórico para Portugal”

“Louvor, esperança, orgulho”. Três palavras bastam, garante Marcelo Rebelo de Sousa, para comentar a aclamação de António Guterres como futuro secretário-geral das Nações Unidas. Em declarações aos jornalistas, esta quinta-feira, o Presidente da República fez questão de sublinhar que este é “um momento histórico para Portugal”.

“Louvor ao brilho, inteligência e ao orgulho”, começou Marcelo por dizer. “Esperança, pois é uma oportunidade para as Nações Unidas se repensarem ao serviço da comunidade internacional. E orgulho por ver um português chegar onde nenhum outro cidadão da nossa pátria chegou”, acrescentou.

António Guterres foi aprovado por aclamação como secretário-geral das Nações Unidas. Os dos 15 membros do Conselho votou formalmente na tarde desta quinta-feira em Nova Iorque.

António Guterres contou com 13 votos a favor, zero de desencorajamento e dois sem opinião. Em princípio, só a Assembleia-geral da ONU deverá reunir-se na próxima semana para confirmar a escolha.