Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Juncker “extremamente satisfeito” com nomeação de Guterres

  • 333

JOHN THYS / AFP / Getty Images

Presidente da Comissão Europeia fala num “enorme triunfo pessoal” de António Guterres, que foi escolhido para liderar as Nações Unidas através de um processo de seleção de uma “transparência sem precedentes”

O presidente da Comissão Europeia manifesta-se “extremamente satisfeito” pela nomeação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas (ONU) e deseja-lhe êxito na condução do novo cargo.

Numa carta em português enviada ao ex-Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR) e revelada esta quinta-feira, Jean-Claude Juncker transmite “calorosas felicitações” a Guterres, sublinhando a sua longa experiência em criar consensos no âmbito internacional.

“O facto de ter emergido como a escolha unânime do Cosnelho de Segurança das Nações Unidas, depois de um processo de seleção de uma transparência sem precedentes, representa um enorme triunfo pessoal e o reconhecimento de sua longa experiência em gerar consensos no domínio dos assuntos internacionais”, pode ler-se na missiva.

Juncker defende ainda que a sua nomeação constitui um “forte sinal de esperança” para responder aos atuais desafios, como “a manutenção da paz e da segurança nível internacional, as migrações climáticas, assim como a promoção e defesa do respeito dos Direitos Humanos”.

O presidente do executivo comunitário garante ainda estar disponível para “colaborar estreitamente” com António Guterres com vista a encontrar respostas para os atuais desafios.

A carta termina com um “All the best”, tendo Juncker desenhado ainda um coração, como pode ver AQUI.