Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Santos Silva acompanha candidatura de Guterres “com tranquilidade”

  • 333

NUNO FOX/ Lusa

Para esta quarta-feira está marcada a sexta votação informal das Nações Unidas

Augusto Santos Silva assegurou que está a acompanhar com “a maior das tranquilidades” a candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas. Em véspera de nova votação informal, o ministro dos Negócios Estrangeiros esteve presente numa conferência de imprensa sobre a internacionalização da língua portuguesa na sede do Instituto Camões.

Em outras ocasiões, Augusto Santos Silva já tinha sublinhado que o antigo primeiro-ministro estaria à altura do cargo. “Guterres é a personalidade cujas qualidades, experiência e visão tornam especialmente qualificada para liderar a ONU”, escreveu num artigo de opinião no final do mês passado no “Diário de Notícias”.

Esta quarta-feira, decorrerá a sexta votação informal das Nações Unidas. Nas cinco anteriores, António Guterres venceu.

  • Guterres: e se o problema não for Georgieva?

    Candidata búlgara Kristalina Georgieva entrou de rompante na corrida a secretário-geral da ONU e desde logo se considerou que a candidatura de Guterres estava perdida. Não é porém líquido que seja ela a “escolhida” pela Rússia. Na nova votação que vai ocorrer esta quarta-feira, os membros permanentes do Conselho de Segurança vão mostrar as suas preferências e a situação ficará mais clara