Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Filipe de Espanha de visita “fraterna” ao Porto em novembro

Filipe VI, Rei de Espanha, esteve presente na Tomada de Posse de Marcelo Rebelo de Sousa

PAULO PETRONILHO

O anuncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia de inauguração da exposição das obras do pintor espanhol Joan Miró em Serralves

O Presidente da República anunciou estas sexta-feira a visita do rei Filipe VI de Espanha à cidade do Porto no próximo mês de novembro, considerando esta uma forma de prolongar a amizade fraterna que existe entre os dois países.

"O Presidente da República de Portugal quer reiterar essa visão de amizade fraterna que espera poder prolongar de forma efusiva na receção a sua majestade o rei Filipe VI aqui mesmo em novembro, na mui nobre e leal cidade do Porto", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia de inauguração da exposição das obras do pintor espanhol Joan Miró em Serralves.

Numa palavra dirigida a Mariano Rajoy, Marcelo considerou a presença no evento do presidente do Governo espanhol como mostra "simbólica da amizade fraterna entre os dois povos".

"A amizade entre Estados e povos vizinhos é feita de uma inextricável rede de ligações explícitas e implícitas, visíveis e invisíveis, que é chamada a enfrentar desafios quotidianos que testam essa amizade, as suas expectativas e os seus instantes mais preocupantes", assinalou.

E acrescentou: "Não há amizades, verdadeiras amizades simples. Todas são exigentes, porque desafiadoras. E quanto mais antigas, mais experimentadas, mas exigentes são".

"Eis como Miró proporcionou um encontro como o de hoje, sortilégio do génio dos grandes criadores culturais. Abrem caminho em encontros que vão ainda mais longe que as suas imaginações prodigiosas", declarou.