Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Contribuintes mais ricos têm €42 mil milhões em património imobiliário

  • 333

António Pedro Ferreira

Dados oficiais da Autoridade Tributária confirmam que existem 8618 pessoas com mais de um milhão de euros em património

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

Existem em Portugal 8618 contribuintes com património imobiliário superior a um milhão de euros, segundos dados oficiais da Autoridade Tributária. Ao todo, têm 18.849 milhões de euros em património.

Deverão ser estes os alvos do novo imposto sobre o património, que está a ser negociado entre Governo, BE e PCP.

Em resposta ao Expresso, o Ministério das Finanças indica ainda que existem 26.212 contribuintes com património imobiliário entre 500 mil e 749 mil euros e 8658 com património entre 750 mil e um milhão de euros.

Se o novo imposto sobre o imobiliário que está a ser estudado incidisse em valores patrimoniais acima de 500 mil euros abrangeria 43.488 contribuintes – o que corresponde a um total de 42 milhões de euros. Este é o valor patrimonial feito pelas Finanças que poderia ser tributado e que é sempre inferior ao valor de mercado.

Estq quarta-feira, a deputada Mariana Mortágua admitiu em entrevista à TVI que o novo imposto atingiria no máximo 43 mil pessoas, citando números não oficiais noticiados na quarta-feira.

  • Novo imposto sobre o património atingirá no máximo 43 mil pessoas

    Mariana Mortágua esclarece em entrevista à TVI que só há 43 mil contribuintes com património acima dos 500 mil euros. Se nova taxa for aplicada a património acima de 1 milhão de euros, fasquia baixa para 8 mil cidadãos. Deputada do BE critica "aproveitamento" da direita sobre "o que não foi dito" para "criar um ambiente de medo"