Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Teixeira dos Santos. “Incerteza política dificulta relançamento da economia”

  • 333

Ex-ministro das Finanças do PS diz que a recuperação económica está a ser “tímida e hesitante”. E avisa que a “incerteza quanto à condução das políticas” cria "dificuldades”

Teixeira dos Santos diz que a incerteza na condução das políticas dificulta o relançamento do investimento e do crescimento. Orador no XII Congresso dos Revisores Oficiais de Contas, o ex-ministro das Finanças do PS defendeu que é preciso "sinalizar um quadro de estabilidade" para captar investimento.

Eis as palavras de Teixeira dos Santos: "Muitas das dificuldades que estamos a sentir no relançamento do crescimento e no comportamento a que estamos a assistir no investimento tem muito a ver com uma dose de incerteza quanto à condução das políticas no nosso país".

Na sua opinião, também é "fundamental ter um quadro europeu que apoie e incentive as economias" para levar a cabo "reformas importantes que muitas vezes são dolorosas". O ex-ministro considera, aliás, que sem instrumentos europeus de apoio a políticas que promovam a convergência das economias, "vai ser muito difícil" o crescimento económico.

Mas, na frente interna, Teixeira dos Santos avisa: "Vamos precisar de definir um quadro de políticas a nível nacional que seja um quadro em que os agentes económicos tenham perceção de que há uma estabilidade política, um quadro estável de políticas, nas quais os agentes económicos, famílias e empresas possam ancorar as suas expectativas".