Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PCP reúne comité central

  • 333

Comunistas preparam, este fim de semana, o Congresso e a estratégia política para os próximos tempos. A posição sobre o próximo Orçamento de Estado, o futuro da coligação e a sucessão da liderança no PCP começam agora a ser definidos

O PCP marcou para os próximos sábado e domingo a reunião do comité central do PCP. Na agenda está a aprovação dos projetos de tese e de resolução política a discutir no próximo Congresso, marcado para dezembro. É o pontapé de saída dos comunistas para definir a estratégia a seguir nos próximos quatro anos, assim como quem vai estar à frente dos destinos do PCP neste novo mandato.

O comité central é o maior orgão da direcção comunista e o mais importante na tomada de decisão entre congressos. De acordo com um comunicado oficial, a próxima reunião servirá ainda para analisar "a situação política, económica e social, assim como definir "as tarefas do partido".

Os pontos em agenda dão pano para mangas. Nas teses a aprovar em Congresso estão as linhas mestras da estratégia política do caminho que o PCP quer traçar nos próximos quatro anos, o que, desde logo, implica uma clarificação sobre o acordo parlamentar com o PS e a sua manutenção no tempo. Mas há ainda a questão da liderança que se tem mantido, até agora, por esclarecer. A permanência de Jerónimo de Sousa à frente do partido, pelo quarto mandato consecutivo, é a primeira das perguntas a resolver. O secretário-geral já tem dado sinais de que tem "condições para continuar", mas também sempre tem sublinhado que esta é uma decisão que compete ao comité central.

As primeiras luzes sobre o que vai estar, efetivamente, em discussão no congresso surgirão apenas na próxima semana. As teses e o projeto de resolução política serão publicadas no Avante e, a partir daí, postas à discussão dos militantes. Jerónimo de Sousa deverá, domingo, abrir um pouco o véu. Num intervalo da reunião do comité central, será ele a voz da conferência de imprensa do orgão máximo do PCP, marcada para as 18 horas, na Soeiro Pereira Gomes.