Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

“Almoço de amizade” a Cavaco Silva já teve início

  • 333

Campiso Rocha

Oitenta personalidades homenageiam hoje o anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, num almoço de convívio num hotel de Lisboa. Amigos e colaboradores próximos, como Leonor Beleza ou João Lobo Antunes estiveram na origem da iniciativa. Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente, também se encontra lá.

Aníbal Cavaco Silva acabou de discursar no almoço de amizade que lhe presta homenagem este sábado, agradecendo aos organizadores, depois de Leonor Beleza ter dado início à iniciativa. A presidente da Fundação Champalimaud, a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, que não pôde hoje estar presente, João Lobo Antunes, mandatário nacional nas duas eleições, Luís Palha, Vasco Rocha Vieira e Luís Sousa Macedo encontram-se entre os organizadores. Presentes estão cerca de 80 personalidades, entres as quais o General Ramalho Eanes e a mulher, Carlos Moedas e o atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“É um almoço informal de amigos que tinham vontade de o reencontrar, de conversar. É um almoço com uma forte componente de amizade, gratidão e admiração”, afirmou Leonor Beleza dias antes. No seu discurso, Cavaco Silva afirmou que terminou o seu tempo na presidência da república, a 9 de março, “de consciência tranquila”, e também que “há muita coisa que não se sabe, porque tomei a decisão de manter muita coisa reservada na convicção de que essa era a melhor forma de defender o superior interesse nacional. Este não é o tempo, como é óbvio, de fazer revelações. É o tempo para eu agradecer àqueles que estiveram ao meu lado nas mais variadas situações e me ajudaram a percorrer este caminho político. Mas esse momento chegará.”