Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Secretária de Estado portuguesa elogia discurso de Boris Johnson

  • 333

Getty

Na sua estreia em Bruxelas como ministro dos Negócios Estrangeiros, “fez um dos discursos mais europeístas da reunião”, disse Margarida Marques

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus portuguesa, Margarida Marques, disse esta segunda-feira que o novo chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, fez "um dos discursos mais europeístas" do Conselho de Ministros da União Europeia.

Foi "um discurso muito europeísta, no sentido de reconhecer que é fundamental uma cooperação europeia quer na luta contra o terrorismo quer em matéria de defesa".

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico manifestou, na sua intervenção, "a vontade de o Reino Unido continuar a colaborar com a União Europeia ", descreveu a secretária de Estado.

"Temos que respeitar a vontade do povo e deixar a União Europeia", disse, por seu lado, Johnson, salientando que "em caso algum abandonaremos o nosso papel dirigente na Europa".

Deixar a UE "não significa deixar a Europa", sublinhou.

A reunião dos chefes da diplomacia europeia começou com um pequeno-almoço de trabalho com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, tendo sido dominada pela situação na Turquia e as ameaças terroristas.