Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Secretária de Estado portuguesa elogia discurso de Boris Johnson

Getty

Na sua estreia em Bruxelas como ministro dos Negócios Estrangeiros, “fez um dos discursos mais europeístas da reunião”, disse Margarida Marques

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus portuguesa, Margarida Marques, disse esta segunda-feira que o novo chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, fez "um dos discursos mais europeístas" do Conselho de Ministros da União Europeia.

Foi "um discurso muito europeísta, no sentido de reconhecer que é fundamental uma cooperação europeia quer na luta contra o terrorismo quer em matéria de defesa".

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico manifestou, na sua intervenção, "a vontade de o Reino Unido continuar a colaborar com a União Europeia ", descreveu a secretária de Estado.

"Temos que respeitar a vontade do povo e deixar a União Europeia", disse, por seu lado, Johnson, salientando que "em caso algum abandonaremos o nosso papel dirigente na Europa".

Deixar a UE "não significa deixar a Europa", sublinhou.

A reunião dos chefes da diplomacia europeia começou com um pequeno-almoço de trabalho com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, tendo sido dominada pela situação na Turquia e as ameaças terroristas.