Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo sobre a CGD: “é urgente a conclusão”, “capitalização será pública”

  • 333

Tiago Petinga / Lusa

Presidente da República espera conclusão do processo Caixa “nos próximos dias“ e diz que “aparentemente está adquirido que a capitalização será pública”

Marcelo Rebelo de Sousa continua a pressionar os timings para que a negociação Governo/Bruxelas sobre a reestruturação da Caixa Geral de Depósitos fique concluída "nos próximos dias". Reconhecendo que os processos negociais "têm várias fases", o Presidente da República insistiu que o processo "é urgente" - "o tempo urge", afirmou.

Sem se referir concretamente à carta que o BCE escreveu à CGD colocando dúvidas e entraves à nova administração e mesmo ao modelo de recapitalização previsto pelo Governo, Marcelo disse que "aparentemente está adquirido que a capitalização é pública".

O PR repetiu esta ideia - "a capitalização será pública". Bem como a de que "é urgente a conclusão" deste processo. No dia 5 de julho, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a negociação Lisboa/Bruxelas ficaria concluída em "10, 12 dias". A verdade é que esse prazo expirou e o braço de ferro continua.