Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

CGD: CDS chama ministros das Finanças e governadores desde 2000

  • 333

Thomas Lohnes/Getty Images

Centristas querem ouvir Vítor Constâncio, Carlos Costa, António Domingues e todos os ministros das Finanças desde o ano 2000 na comissão de inquérito à CGD

O CDS-PP quer ouvir na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) todos os ministros das Finanças desde o ano 2000 bem como os governadores do Banco de Portugal (BdP) desde então, Vítor Constâncio e Carlos Costa.

No requerimento a pedir as audições, esta quinta-feira endereçado ao presidente da comissão e texto ao qual a agência Lusa teve acesso, é pedida também a audição no parlamento dos presidentes da Caixa desde o ano 2000, bem como de António Domingues, já indicado como futuro presidente executivo da entidade.

Auditores e vários outros responsáveis da CGD estão também na lista de personalidades que os centristas querem escutar na comissão parlamentar de inquérito.

Em paralelo, o CDS-PP pediu uma série de documentos à Caixa e ao banco central, nomeadamente os relatórios anuais e trimestrais da comissão de auditoria do banco público e as "auditorias e inspeções realizadas" pelo BdP ao banco.

A comissão de inquérito à Caixa, potestativa e pedida por deputados de PSD e CDS-PP, reúne-se na sexta-feira no parlamento.