Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Guterres participa em primeiro debate entre candidatos à liderança da ONU

  • 333

DR

António Guterres faz parte do primeiro grupo de candidatos que irá discutir os temas que têm efeitos devastadores em todo o mundo

As Nações Unidas (ONU) transmitem esta noite o primeiro debate entre candidatos a secretário-geral, com a participação de António Guterres, uma iniciativa inédita na história da organização.

O evento começou 23h e irá durar até às 2h (entre as 18h e as 21h locais) (entre as e conta com a presença de dez dos 12 candidatos.

"As audiências de todo o mundo vão poder ver, ouvir e seguir a sessão em que os candidatos detalham a sua visão para o impacto que a ONU pode ter na vida dos sete mil milhões de pessoas dos países que representa", disse a diretora de comunicação da Al Jazeera, que transmite o evento, Abdulla Al Najjar.

A responsável disse que "os candidatos para este cargo crucial vão discutir os temas que têm efeitos devastadores em todo o mundo, desde guerras civis a terrorismo, refugiados que fogem das suas casas, mudança climática catastrófica entre muitos outros."

Os 10 candidatos presentes foram divididos, através de um sorteio, em dois grupos, que terão uma hora para debater cada um.

Guterres faz parte do primeiro grupo, no qual participam ainda Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia, e Natalia Gherman, da Moldávia.

No segundo grupo, participam Helen Clark, da Nova Zelândia, Danilo Turk, da Eslovénia, Christiana Figueres, da Costa Rica, Igor Luksic, de Montenegro, e Irina Bokova, da Bulgária.

  • Corrida à ONU complica-se para Guterres

    A ministra dos Negócios Estrangeiros argentina, Susana Malcorra, já entrou oficialmente na corrida para o supremo cargo nas Nações Unidas e a búlgara Kristalina Georgieva, atual comissária europeia para o Orçamento, prepara-se para isso. São más notícias para António Guterres, que esta semana abriu o seu site oficial (www.antonioguterres.gov.pt)