Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa reúne Conselho para a Internacionalização

  • 333

Depois de ter reunido com principais empresários e associações de exportadores, primeiro-ministro convoca reunião do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

António Costa convocou para a semana uma reunião com o Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia (CEIE), um órgão criado em 2012, presidido pelo primeiro-ministro e cujo objetivo é avaliar e articular políticas no que diz respeito a este aspeto da economia.

Será a terceira reunião dedicada ao tema das exportações, um sector em baixa de crescimento, depois de uma primeira, em junho, com cerca de 20 das principais empresas exportadoras e outra, ontem, com as principais associações do sector.

Do Conselho fazem parte os ministros das Finanças e Negócios Estrangeiros, Economia, Agricultura e Mar, bem como o ministro do Planeamento e Infraestruturas. Estarão igualmente presentes os representantes das associações patronais, da Associação de Empresários e da Associação Industrial Portuguesa e da Câmara de Comércio e Indústria.

Hoje mesmo, António COsta deslocou-se a Aveiro para um encontro com cerca de 600 empresários e autarcas, para debater e divulgar os vários incentivos ao crescimento, como é o caso do "acelerador de investimento Portugal 2020", que permite uma majoração de 10% sobre o investimento previsto para as empresas que invistam ainda este ano.

Outra das ideias é intensificar a presença de Portugal em feiras e explorar os mercados alternativos, como por exemplo Cuba, Irão ou os do Golfo, que possam compensar a quebra registada em Angola, Brasil e China.