Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo “dá um pulinho” a Marrocos

  • 333

José Coelho / Lusa

De manhã, condecora Eanes. À tarde parte para uma visita de oito horas ao centro financeiro marroquino de Casablanca. Marcelo vai de Falcon. Com economia e migrações na agenda

Marcelo Rebelo de Sousa faz esta segunda-feira uma visita relâmpago a Marrocos. Depois de homenagear e condecorar Ramalho Eanes com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, o Presidente da República segue de Falcon para Casablanca, onde terá uma série de encontros ao mais alto nível.

Primeiro, com o Rei. depois com o primeiro-ministro, e com os presidentes das Câmaras dos Representantes e da Câmara dos Conselheiros do Parlamento. Temas obrigatórios: questões económicas e migrações.

Em 2015, as exportações portuguesas para Marrocos chegaram a 682,7 milhões de euros, sendo o saldo conmercial positivo para Portugal em 161 milhões. Marrocos é, por outro lado, um país importante na fronteira com as migrações da África subsariana.

Esta é a oitava deslocação de Marcelo ao estrangeiro, depois do Vaticano, Madrid, Estrasburgo, Moçambique, Roma, Berlim e Paris.