Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa em silêncio sobre eleições espanholas

  • 333

Primeiro-ministro recusou fazer qualquer comentário sobre as eleições em Espanha de domingo que deram vitória ao PP

Estevão Gago da Câmara

António Costa, que teve uma longa intervenção na abertura dos trabalhos das Jornadas Parlamentares do PS esta manhã em Ponta Delgada, nem por uma vez se referiu à situação política em Espanha.

No final e perante a insistência dos jornalistas, manteve ainda assim o silêncio sobre o resultado eleitoral, que se traduziu num reforço do número de deputados do PP em relação às eleições de dezembro e numa soma do PSOE e Unidos Podemos longe da maioria absoluta. Fonte próxima do primeiro-ministro justificava: " O que é que podemos dizer? Não sou adivinho...se nem o próprio Sanchez sabe o que fazer..."

António Costa e o líder parlamentar socialista, Carlos César, abordaram longamente a situação europeia pós-Brexit mas nem assim o impasse eleitoral em Espanha mereceu qualquer comentário. Carlos César, considerou por sua vez," uma irracionalidade" as decisões referendárias ou a manifestação de intenções nesse sentido.

A realização das jornadas parlamentares do PS nos Açores têm assumidamente como pano de fundo as eleições legislativas regionais que vão realizar-se em outubro.