Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Santos Silva confiante que britânicos vão escolher ficar na UE

  • 333

ANTÓNIO COTRIM / Lusa

Em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse confiar “que o resultado do referendo vai ser positivo para os interesses europeus”

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quinta-feira em Bruxelas confiar "que o resultado do referendo vai ser positivo para os interesses europeus", e que "os eleitores britânicos vão optar por permanecer na União Europeia".

No final de um dia de reuniões com vários comissários europeus, Santos Silva, questionado sobre o estado de espírito em Bruxelas relativamente ao desfecho do referendo de hoje no Reino Unido sobre a saída ou permanência na UE, disse que sentiu otimismo na vitória da permanência, embora seja naturalmente necessário aguardar pelo final da consulta, que é "soberana".

"Evidentemente que hoje é um dia muito importante para o projeto europeu, mas julgo que não cometo nenhum erro de avaliação se disser que o meu otimismo não é apenas meu, que é partilhado (...) Mas, evidentemente, é apenas uma confiança. Os eleitores estão a votar, portanto devemos aguardar humildemente pelo resultado dessa votação, que é soberana", declarou o chefe de diplomacia portuguesa.