Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa enviou carta a Juncker e Draghi a pedir concentração na banca

  • 333

TIAGO PETINGA

A existência deste documento foi revelada pelo deputado social-democrata, Luís Marques Guedes, na sessão da comissão de inquérito do Banif, que ocorreu na quarta-feira à tarde. A carta em questão não foi enviada pelo Governo à comissão e foi obtida por outras vias, disse o deputado

A 14 de dezembro, poucos dias antes da venda do Banif ao Santander Totta por 150 milhões de euros, António Costa escreveu uma carta aos presidentes da Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE) pedindo uma reunião. O primeiro-ministro estaria disponível para discutir a possibilidade de concentração da banca.

A existência deste documento foi revelada pelo deputado social-democrata, Luís Marques Guedes, na sessão da comissão de inquérito do Banif, que ocorreu na quarta-feira à tarde. A carta em questão não foi enviada pelo Governo à comissão e foi obtida por outras vias, disse o deputado.

Nesse documento, conta a TSF, Costa pede a Jean-Claude Juncker e Mario Draghi uma reunião presencial onde seja "definida a estratégia para a intervenção global sobre o sistema financeiro, os calendários da capitalização e dos processos de venda do Novo Banco e do Banif e a situação financeira do Fundo de Resolução" da banca. O texto indica ainda que Portugal pretende ter um banco público - a Caixa – sólida e robusta e também menos bancos privados.

A última sessão da comissão de inquérito ao Banif está marcada para a próxima semana e contará com a presença de Mário Centeno, ministro das Finanças.