Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PS votará contra Comissão de Inquérito à CGD proposta pelo PSD

  • 333

Alberto Frias

O presidente do Partido Socialista garantiu esta quarta-feira aos jornalistas que o PS votará contra a constituição de uma Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, se o PSD não fizer a proposta como um agendamento potestativo, o que a tornaria obrigatória

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Carlos César fez estas declarações à entrada da reunião da Comissão Nacional do PS, que reune esta noite no hotel Altis.

Esta tarde, durante o debate quinzenal, o líder do grupo parlamentar do PSD, Luís Montenegro, anunciou a proposta como potestativa, embora mais tarde se tenha mostrado disposto a discutir os termos da Comissão com os restantes partidos.

Durante o debate, Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, tinha manifestado disponibilidade para debater esta Comissão de Inquérito, mas o PCP manifestou-se posteriormente contra.

Segundo Carlos César, "não faz sentido haver uma comissao parlamentar de inquérito a uma instituição bancária que está em plena atividade, ao contrario de outras que foram objeto de contratos de resolução".

"Pelo grau de exposição, espectacularidade e voyeurismo que é proposto pelo PSD no caso da CGD, entendemos que ( tal comissao ) não beneficia uma instituição que é central no nosso sistema bancário ser sujeita a uma exposição indevida nesta fase", acrescentou o presidente do PS, referindo-se ao processo de reestruturação e recapitalização em curso.

Carlos César também afirmou que o grupo parlamentar assegurará que aqueles processos "não deixarão de ser oportuna e devidamente debatidos no âmbito parlamentar".