Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Governador diz que BdP já transmitiu tudo sobre o Banif

  • 333

Marcos Borga

“Transmitimos toda a informação que nos era possível transmitir e transmitimos a nossa visão do processo da melhor forma que soubemos. E respondemos a todas as questões que nos colocaram”, afirmou Carlos Costa

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, disse esta quarta-feira aos deputados da comissão de inquérito ao Banif que a entidade que lidera transmitiu ao longo dos meses tudo o que "era possível transmitir" sobre o banco.

"Transmitimos toda a informação que nos era possível transmitir e transmitimos a nossa visão do processo da melhor forma que soubemos. E respondemos a todas as questões que nos colocaram", vincou Carlos Costa, que foi hojeouvido no parlamento.

O governador foi esta quarta-feira ouvido pela terceira vez na comissão de inquérito sobre o Banif, tendo reiterado que houve, sob a sua alçada, várias "chamadas de atenção" à administração do Banif sobre a situação do banco.

O Banco de Portugal, sublinhou Carlos Costa perante os deputados, "não é executante nem gestor de bancos" e competia ao Banif demonstrar junto das instituições - portuguesas e estrangeiras - a sua "viabilidade" e "estabilidade financeira".

A 20 de dezembro do ano passado, o Governo e o BdP anunciaram a resolução do Banif com a venda da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a criação da sociedade-veículo Oitante para a qual foram transferidos os ativos que o Totta não quis comprar.