Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Adriano Moreira considera que Marcelo “está a redefinir a posição do Presidente”

  • 333

José Caria

O conselheiro de Estado diz em entrevista à TSF que na atuação do Presidente da República "os sinais são muito promissores e o povo está a entender isso"

Adriano Moreira, antigo ministro do Ultramar, durante o Estado Novo, e atual membro do Conselho de Estado, acredita que Marcelo Rebelo de Sousa “está a redefinir a posição do Presidente da República”.

Adriano Moreira lembra, em entrevista à TSF, que o Governo de António Costa escolheu confrontar a Europa, respeitando os compromissos, mas tentando virar a página da austeridade. “O Governo escolheu o seu objetivo”, sublinha.

O movimento evolutivo da Europa está a marcar o debate político. “É perante esta circunstância nova que o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa também está a redefinir a posição do Presidente. É uma marcha difícil, porque há memória, tradição, as complicações que tem havido de os espíritos se adaptarem a que a definição da origem do Governo é o Parlamento”, comentou Adriano Moreira.

Segundo o conselheiro de Estado, Marcelo “está a enfrentar isso numa conjuntura europeia que é extremamente difícil”.

Mas o balanço que faz dos primeiros meses do atual Presidente da República é positivo. “Penso que até agora os sinais são muito promissores e o povo está a entender isso. As sondagens dão uma popularidade extraordinária”, frisa Adriano Moreira na entrevista à TSF.