Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Maria Luís Albuquerque com Durão Barroso e o CEO da Galp em Bilderberg

  • 333

Luis Barra

Durão Barroso terá sugerido a presença de Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, tendo em conta que um dos principais temas da reunião será a discussão sobre os preços da energia do mundo

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, e Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp. Estes são os três nomes portugueses que vão participar na reunião de Bilderberg, que começa esta quinta-feira, em Dresden, na Alemanha, conta o “Diário de Notícias”.

Ao todo, estarão reunidos cerca de 130 convidados, de 20 nacionalidades diferentes, para discutir assuntos como a China, a crise migratória na Europa, a Rússia e outros temas. Este grupo de elite europeia, e não só, reúne-se uma vez por ano e a lista dos participantes e a localização do evento só são conhecidos um mês antes da conferência. Tudo o que for lá discutido não pode ser atribuído a ninguém.

No final do encontro, domingo, irão ser emitidos "comunicados" com recomendações políticas e económicas, como já é hábito. O Bildberberg é um grupo é importante a fazer lóbi nas organizações internacionais.

O nome de Fernando Medina foi um dos falados em abril, pela revista “Visão”, como um dos possíveis convidados portugueses para esta edição. Em declarações ao “DN”, fonte do gabinete do autarca garante nunca ter tido conhecimento desta visita.

Em sua substituição, Durão Barroso terá sugerido a presença de Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, tendo em conta que um dos principais temas da reunião será a discussão sobre os preços da energia do mundo.

Já Maria Luís Albuquerque terá sido convidada “diretamente pela organização do evento", revelou ao “DN”. "Simpatizo muito pouco com teorias da conspiração. É uma oportunidade de lidar com outras pessoas e melhorar o meu conhecimento", justificou.

Ao lado da ex-ministra das Finanças estará um dos seus velhos amigos do Eurogrupo: Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão. Outros dos presentes serão os primeiros-ministros da Holanda, Mark Rutte, e da Bélgica, Charles Michel. Ana Botín, presidente do conselho de administração do Santander, grupo que comprou o Banif, também estará presente.

Durão Barroso substituiu Francisco Pinto Balsemão, no ano passado, no Comité Diretor de Bilderberg.