Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo e a reunião com Merkel: “Correu melhor do que tinha esperado”

  • 333

FABRIZIO BENSCH/ Reuters

Marcelo Rebelo de Sousa está em Berlim, onde se reuniu com a chanceler alemã. O Presidente diz que encontrou “compreensão reforçada e disponibilidade” da parte de Angela Merkel

Desconhecendo quais as expectativas que Marcelo Rebelo de Sousa levava para o encontro desta segunda-feira com Angela Merkel, sabe-se agora que a conversa correu bem melhor do que o Presidente da República contava. À saída da reunião com a chanceler, em Berlim, mostrou-se satisfeito e disse “valeu muito a pena”.

“Correu muito bem, melhor do que tinha esperado”, referiu à saída aos jornalistas.

Várias vezes questionado se existem garantias relativamente à aplicação de sanções a Portugal, o Presidente não respondeu, justificando que esse é um assunto “das instituições europeias” e que a reunião desta segunda-feira foi sobre questões “entre o relacionamento de dois países”. Sublinhou, no entanto, que Merkel “acompanha e acompanha bem a situação portuguesas”.

“Não vejo nenhuma razão para estarmos preocupados. Vi sinais não de preocupação [por parte da chanceler], mas de compreensão”, referiu Rebelo de Sousa, que acrescentou que encontrou na governante alemã uma “grande abertura e disponibilidade”.

O encontro de Marcelo com Merkel aconteceu durante a visita oficial de dois dias do Presidente da República a Berlim, na Alemanha. Já esta segunda-feira de manhã, o Chefe de Estado esteve com o seu homólogo germânico. O principal objetivo da visita, que começou este domingo, é evitar sanções a Portugal por causa do défice excessivo.