Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Gasóleo profissional em quatro zonas de fronteira para já

  • 333

António Pedro Ferreira

Governo faz depender a extensão do desconto a todo o país do sucesso desta medida nas primeiras quatro zonas. Até agora, ainda não definiu metas específicas que tornem possível fazer essa avaliação

Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde Ficalho vão ser as quatro zonas de fronteira com Espanha que vão praticar descontos para as transportadoras de mercadorias nos postos de gasolina, conta a TSF esta terça-feira. Já o alargamento do “gasóleo profissional” a todo o país vai ficar dependente do sucesso desta medida.

“Aquilo que nos foi transmitido é que será a partir do ano que vem se a experiência correr bem. Só assim passará a haver para o setor de transportes de mercadorias o gasóleo profissional para todos”, revelou Márcio Lopes, presidente da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas, à TSF.

A extensão desta medida a todo o país fica, então, dependente dos resultados obtidos no período experimental, que vai acontecer entre junho e dezembro deste ano. Contudo, ainda não existe uma meta específica, que permita fazer essa avaliação. “Estamos a aguardar um valor, uma percentagem, por parte do governo que tenha se der alcançada”, disse.