Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sete anos depois, o túnel do Marão vai finalmente ser inaugurado

  • 333

DR

O túnel vai ser inaugurado este sábado, às 15h00. O ex-primeiro-ministro José Sócrates, que propôs e lançou a obra, estará presente na cerimónia de abertura

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Helena Bento

Jornalista

Sete anos depois do arranque da obra, a autoestrada que liga Amarante a Vila Real vai abrir finalmente ao público, no domingo, às 00h00 horas. A cerimónia de inauguração do lanço de 30 quilómetros, seis dos quais feitos por túnel, decorre este sábado, a partir das 15h, e contará com a presença do ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, que propôs e lançou a obra.

O atravessamento do túnel custará 1,95 euros para os veículos ligeiros, 3,40 para viaturas de classe 2, 4,40 euros para classe 3 e 4,90 para classe 4. O percurso completo da A4, entre a fronteira de Quintanilha, no concelho de Bragança, e o Porto custará 7,30 euros para os veículos de classe 1 e 18,25 euros para os veículos de classe 4.

Nos últimos dias, os protestos contra as portagens na nova via intensificaram-se por parte da Comissão de Utentes da A4 e por parte dos ecologistas do partido Os Verdes e Bloco de Esquerda.

No passado, o túnel do Marão sofreu várias paragens por falta de financiamento, sendo a maior obra pública em curso dos últimos cinco anos. Começou por ser atribuída ao consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague, que realizou 70 por cento dos dois túneis gémeos e dos acessos até a obra ser resgatada. Depois, a empreitada foi dividida em três concursos. Os acessos foram adjudicados à Opway Engenharia (nascente) e ao consórcio Ferrovial/Lena (poente). A proposta vencedora para a construção do túnel foi a de Teixeira Duarte.

O investimento global rondou os 400 milhões de euros, dos quais 89 milhões foram comparticipados por fundos comunitários.

José Sócrates, o impulsionador da obra que rasga a granítica serra, o 'Adamastor' transmontano que dividia o país para cá e para lá do Marão, é um dos convidados de honra da cerimónia. Sócrates aceitou imediatamente o convite do Governo, ao contrário de Pedro Passos Coelho. É a segunda vez que António Costa se encontra com o ex-primeiro-ministro socialista, depois de o ter visitado, a título pessoal, no Estabelecimento Prisional de Évora, onde Sócrates esteve detido durante nove meses.

  • Tudo o que precisa de saber sobre o túnel do Marão

    Finalmente, há duplo túnel no Marão. Sócrates lançou, Passos Coelho resgatou e Costa inaugura amanhã, sábado, a autoestrada que liga Amarante a Vila Real. No domingo há romaria pela certa. Com a abertura do lanço de 30 km fica concluída a ligação por autoestrada que faltava do litoral (Matosinhos) à fronteira com Espanha

  • Túnel do Marão inaugurado com António Costa e José Sócrates e sem Passos Coelho

    É hoje inaugurado o Túnel do Marão que contará com a presença de António Costa e José Socrates e sem Passos Coelho. O líder do PSD não estará presente porque já tem uma conferência no porto organizada pelo partido e garante que mesmo que ainda fosse chefe do executivo não estaria presente. Afirma que deveria ir o ministro da Economia porque numa obra "consensual" não se devem "reclamar louros".