Governo: Manutenção do rating é “sinal de confiança na economia portuguesa”
29.04.2016 às 17h40
Marcos Borga
O ministério das Finanças sublinhou ainda que para aumentar a confiança são necessárias reformas como as que são “delineadas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas”
O Governo considerou esta sexta-feira que a manutenção do 'rating' da dívida pública portuguesa pela agência de notação financeira DBRS "é um sinal de confiança na economia portuguesa", disse à Lusa fonte do Ministério das Finanças.
"O caminho a percorrer é de rigor, mas sai reforçado pela manutenção do 'outlook' (perspetiva) estável", indica o ministério liderado por Mário Centeno.
A agência de notação financeira DBRS anunciou esta sexta-feira que manteve o 'rating' da dívida pública portuguesa de longo prazo em 'BBB' (baixo), um nível acima de 'lixo', com perspetiva estável.
A fonte do ministério considerou que "o aumento da confiança na economia portuguesa requer reformas que aumentem o seu potencial de crescimento e estabilidade, como delineadas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas".
"As reações extemporâneas às intenções do Governo, a que assistimos no passado recente, apenas prejudicam um futuro que se constrói com políticas orçamentais credíveis e com uma atitude de abertura e diálogo", refere ainda a mesma fonte.