Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cristas: só a “incompetência do Governo” fará o país não sair do défice excessivo

  • 333

José Carlos Carvalho

No debate quinzenal, a líder do CDS questionou ainda o primeiro-ministro sobre a disponibilidade para debater a reforma da Segurança Social

Assunção Cristas disse esta quinta-feira no Parlamento que apenas por "muita incompetência" do Governo é que Portugal não ficará fora do procedimento de défice excessivo, depois do valor de 2015 "sem o efeito Banif" ter ficado em 3,03%.

"Devo dizer que 3,03%, estaremos a falar de 60 milhões de euros. Se não ficarmos fora do procedimento de défice excessivo, isso será por muita incompetência do seu Governo", afirmou a líder do CDS durante a sua intervenção no debate quinzenal na Assembleia da Repúiblica com o primeiro-ministro.

António Costa, que tinha acabado de confirmar o número de 3,03% de défice em 2015 avançado esta semana pelo ministro das Finanças, não respondeu às críticas de Assunção Cristas, falando apenas da questão do desemprego, igualmente abordada pela líder centristas.

Cristas também questionou Costa sobre a disponibilidade do Governo e das “bancadas que o apoiam” em debater a reforma do sistema de segurança social. O primeiro-ministro não negou mas também não confirmou: “Os consensos não se definem em abstrato, definem-se em concreto. Não conhecemos qualquer ideia sua, sabemos apenas que participou no corte das pensões”.