Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre recurso do Estado a offshores

  • 333

JOSÉ SENA GOULÃO / Lusa

O Bloco quer saber se o Governo tem conhecimento da existência de contas, sociedades ou veículos detidos por instituições, empresas ou fundações públicas ou com participação pública em offshores, quais são essas instituições e quais os montantes aplicados

Mariana Mortágua apresentou esta quarta-feira na Assembleia da República um pacote de nove medidas condensadas em sete iniciativas legislativas, com vista a combater os paraísos fiscais.

Como o Expresso já tinha anunciado, o Bloco quer saber se o Governo tem conhecimento da existência de contas, sociedades ou veículos detidos por instituições, empresas ou fundações públicas ou com participação pública em offshores, quais são essas instituições, empresas ou fundações publicas e quais os montantes aplicados.

O pacote do BE dará entrada esta semana na Assembleia da República e a vice-presidente da bancada bloquista recorda que "algumas das medidas já foram apresentadas no passado e tiveram votos favoráveis ou abstenção do PS”.

Mariana Mortágua adianta que o seu partido "não apresenta medidas fechadas”, antes quer antes "iniciar um debate a partir de um repto que existe na sociedade quando foram divulgados os Papéis do Panamá” e, por isso, "todos os contributos serão bem-vindos” .

  • Estado tem 148 milhões de euros em paraísos fiscais

    Entidades públicas tinham aplicações financeiras de €131 milhões em Jersey, uma das ilhas do Canal da Mancha, e €17 milhões na Jordânia em junho do ano passado. Estas duas regiões fazem parte da lista 'negra' das Finanças