Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa volta a abrir São Bento no 25 de Abril

  • 333

Luís Barra

O primeiro-ministro António Costa abrirá ao público a sua residência oficial, em São Bento, no âmbito das comemorações do 25 de Abril. A iniciativa estava interrompida desde 2012

António Costa decidiu que irá abrir ao público na próxima segunda-feira, pelo 42.º aniversário da revolução de 25 de Abril, os jardins e algumas salas da sua residência oficial, em São Bento, Lisboa. Assim, o primeiro-ministro decide restaurar uma iniciativa que estava interrompida desde 2012.

A residência oficial do primeiro-ministro estará aberta ao público entre as 15h e as 19h, período onde terá lugar um programa cultural dentro e fora da residência.

Os visitantes poderão assistir a um pequeno concerto da Orquestra Jovem Municipal Geração de Lisboa, bem como a uma atuação musical do guitarrista Pedro Joia ou da Lisbon Poetry Orchestra. Numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro, será passado um documentário da Associação 25 de Abril alusivo à revolução. Já nos jardins da residência estarão expostas várias peças de arte urbana.

Durante a manhã de 25 de Abril - e como é habitual - o líder do executivo estará presente na Assembleia da República, na sessão solene comemorativa da revolução de 25 de Abril de 1974. Daí seguirá para a abertura da residência oficial, onde assistirá à receção preparada para os visitantes.

A última vez que a residência oficial do primeiro-ministro esteve aberta ao público no feriado de 25 de Abril aconteceu em 2012, no primeiro ano do Governo PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho.

O protocolo foi interrompido em 2013, no mesmo ano em que Portugal se encontrava em pleno programa de assistência económica e financeira. Nos últimos dois anos, Passos preferiu assinalar o 25 de Abril com almoços comemorativos (em 2014, com jovens representantes de associações estudantis e, em 2015, com atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos).