Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa no “Portugal Próximo” de Marcelo

  • 333

José Carlos Carvalho

Encontro semanal entre Presidente e primeiro-ministro muda-se para Évora. Marcelo anda em digressão pelo Alentejo. Será lá a primeira conversa a dois depois do Conselho de Ministros aprovar o Programa de Estabilidade.

António Costa desloca-se esta sexta-feirta de manhã a Évora para o encontro semanal com o Presidente da República, que desta vez, excecionalmente, não será no Palácio de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa está a partir desta quinta-feira, e durante três dias, de visita ao Alentejo (é a estreia do "Portugal Próximo", a versão marcelista das Presidências Abertas) e para que a reunião semanal não seja cancelada terá que ser o primeiro-ministro a deslocar-se ao local.

O encontro está marcado para as 9h num hotel de Évora e será a primeira conversa formal entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa depois do Conselho de Ministros aprovar, esta tarde, o Programa de Estabilidade.

Marcelo já disse que espera a aceitação sem problemas da parte de Bruxelas deste documento estrutural da política económica do Governo socialista. A estabilidade política tem sido uma das bandeiras do Presidente da República. Outra é a proximidade das pessoas, que prometeu na campanha eleitoral.

Nos três dias no Alentejo – em que visitará os distritos de Portalegre, Évora e Beja – o PR vai ter contactos com populações e autarcas, um encontro com refugiados, vai visitar misericórdias, catedrais e empresas (incluindo um brinde com gin tónico numa destilaria em Regengos de Monsaraz). E fará uma homenagem a Nicolau Breyner, sexta-feira à noite, em Serpa.

Apostado em puxar pelo interior, Marcelo Rebelo de Sousa já tem em preparação os próximos "Portugal Próximo", às Beiras e a Trás-os-Montes.