Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE admite que desblindagem da banca ajuda a resolver impasse do BPI

  • 333

Marcos Borga

Deputada Mariana Mortágua comentou o recente decreto lei que desblinda estatutos na banca. Ao contrário do PCP, BE vê algum tipo de vantagens

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

A deputada do BE Mariana Mortágua admitiu esta noite na SIC Notícias que o decreto lei de desblindagem de estatutos na banca, publicado esta quarta-feira em Diário da República, teve a virtude, pelo menos, de ajudar a resolver o impasse criado no BPI. Mas isso não significa que o BE seja a favor deste tipo de mecanismos.

“A desblindagem foi a forma de conseguir desbloquear a situação”, afirmou, acrescentando que não consegue ainda “avaliar” se se trata de uma boa ou má solução para a banca.

O problema de fundo mantém-se, lembra a deputada que defende um controle público da banca, tal como o PCP.

Mortágua considerou ainda estranha a quebra do acordo da Santoro de Isabel dos Santos com os catalães do LaCaixa, não duvidando da cronologia dos acontecimentos e dos esforços do Governo neste processo.

O PCP, por seu lado, tinha criticado a solução do governo, considerando que o decreto-lei da desblindagem só servia para aumentar a concentração da banca, a mando da União Europeia.