Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD chama Eanes e socialistas no 25 de Abril

  • 333

ANTÓNIO COTRIM / Lusa

PSD/Santarém organiza, na terra de Salgueiro Maia, as Conferências da Liberdade. Entre os convidados estão Ramalho Eanes, Álvaro Beleza e João Proença. Passos Coelho encerra

O PSD/Santarém decidiu aproveitar as comemorações do 25 de Abril para lançar a primeira edição das Conferências da Liberdade, um polo de reflexão sobre o futuro do país a que o partido deseja dar uma periodicidade anual, à semelhança do que acontece com as Conferências do Estoril.

Marcada para dia 23 no Centro Nacional de Exposições de Santarém, a estreia tem como convidado especial o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes, que irá fazer um balanço dos 40 anos de democracia em Portugal. Entre os oradores, há dois socialistas – o "segurista" Álvaro Beleza e o ex-líder da UGT, João Proença – e o ex-ministro das Finanças de José Sócrates, Luís Campos e Cunha.

"Queremos abrir o debate sobre a democracia portuguesa e aproveitar o simbolismo do 25 de Abril para assinalar o papel decisivo que o PSD teve na consolidação da democracia e da liberdade em Portugal", afirma Nuno Serra, o presidente da distrital do PSD, que diz ter recebido com agrado a proposta de José Gandarez, presidente da concelhia local.

O debate está organizado em três painéis: Liberdade Política, Liberdade Económica e Liberdade Financeira. Entre os oradores convidados para o primeiro estão os politólogos António Costa Pinto, Manuel Meirinho e Conceição Pequito, que falarão, respetivamente, sobre "Um retrato de Portugal", "Qualidade da Democracia e sistema eleitoral" e "Que futuro para os partidos políticos?". E Álvaro Beleza, que falará da Reforma do Parlamento (uma prioridade do consulado do ex-líder do PS, António José Seguro).

Alberto da Ponte (administrador da Central de Cervejas e ex-presidente da RTP), João Proença (UGT) e João Machado (CAP) falarão sobre liberdade económica e social. E Campos e Cunha (economista), Jorge Marrão (gestor) e Pedro Reis (gestor e ex-presidente da AICEP) falarão sobre Liberdade Financeira.

Os moderadores são três jornalistas, Alexandra Ferreira, José Manuel Fernandes e Martim Avillez Figueiredo. José Matos Rosa (secretário geral do PSD) estará na abertura e Pedro Passos Coelho encerrará o debate. Eanes é convidado especial ao almoço.