Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Bloco abre núcleo em Paris

  • 333

Luís Fazenda, um dos cofundadores do Bloco de Esquerda

Pedro Nunes/Lusa

Os bloquistas, que no início deste mês criaram um departamento internacional, vão neste sábado abrir o seu primeiro núcleo na Europa

Luís Fazenda e Pedro Filipe Soares, um dos cofundadores e o líder da bancada parlamentar do BE, vão estar neste sábado na capital francesa, para inaugurar o primeiro núcleo do Bloco de Esquerda no estrangeiro.

O passo agora dado insere-se numa orientação recente do partido, mais virado ao exterior. Com efeito, no início do mês, a mesa nacional (órgão máximo entre convenções) decidiu criar um departamento internacional. Este pretende "estruturar de forma continuada as relações internacionais do BE com outros partidos e movimentos progressistas, bem como de todas as plataformas internacionais de que faça parte, como membro, convidado ou observador".

Na estada em Paris, Luís Fazenda e Pedro Filipe Soares darão corpo àquela preocupação. Ao início da noite deste sábado estarão na Praça da República, numa iniciativa do movimento Nuit Debout. Trata-se de uma manifestação contra o atual projeto da Lei do Trabalho em França.

A meio da tarde, terá lugar a apresentação no núcleo do BE, numa sessão a realizar em Gentilly (nos arredores sul de Paris). Estarão presentes militantes e apoiantes do partido, mas também se farão representar movimentos cívicos e associativos locais, alguns dos quais com cidadãos portugueses, como é o caso dos lesados do BES.