Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Elisa Ferreira vai ser vice-governadora do Banco de Portugal

  • 333

Luís Barra

Eurodeputada socialista vai trocar o Parlamento Europeu pelo Banco de Portugal

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

A eurodeputada pelo PS Elisa Ferreira vai deixar o Parlamento Europeu para se tornar vice-governadora do Banco de Portugal, depois da demissão do administrador António Varela.

O anúncio feito ontem de surpresa pelo Presidente de que um deputado europeu poderia em breve abandonar o Parlamento para ocupar um cargo no domínio financeiro em Portugal pode ter precipitado uma nomeação que estava ainda a ser ultimada.

Num encontro com os eurodeputados, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "estava eu a falar de instituições financeiras e acontece, quem sabe, se não haverá aqui perdas - relativas, porque há enriquecimento noutras áreas - de quem, em qualquer caso, tem uma posição muito útil para continuar a fazer a ponte com as instituições europeias no domínio financeiro".

O Expresso sabe que a eurodeputada é Elisa Ferreira, que, todavia, não quis comentar. O Expresso também não conseguiu obter uma confirmação por parte do gabinete do primeiro-ministro. O Expresso contactou igualmente o Banco de Portugal, sem sucesso.

António Varela demitiu-se no início de março. Tinha a seu cargo a supervisão bancária.

Segundo o Jornal de Negócios, outro dos novos administradores do BdP será Máximo dos Santos, atualmente presidente do banco mau do BES.