Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Luís Filipe Castro Mendes é o novo ministro da Cultura

  • 333

Segundo o site da Presidência da República, o atual representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo será o sucessor de João Soares

António Costa já escolheu o sucessor de João Soares. O novo ministro da Cultura vai ser o embaixador Luís Filipe Castro Mendes, atual representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo,.

A informação é avançada pelo site da Presidência da República que diz que a posse está marcada para quinta-feira. "O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro para nomear como novo Ministro da Cultura o Embaixador Luís Filipe Castro Mendes, atual Representante de Portugal junto do Conselho da Europa em Estrasburgo. A posse terá lugar na próxima quinta-feira, dia 14, depois da deslocação do Presidente a esta cidade nos dias 12 e 13."

Poeta ficcionista português, Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950 e licenciou-se em 1974 em Direito pela Universidade de Lisboa, desenvolvendo a partir de 1975 uma carreira diplomática sucessivamente em Luanda, Madrid e Paris.
O novo ministro da Cultura substitui na pasta João Soares que apresentou, na sexta-feira, ao primeiro-ministro, António Costa, a demissão das suas funções no Governo, invocando razões de solidariedade com o executivo.

O pedido de demissão, aceite pelo primeiro-ministro, foi feito na sequência de ameaças de agressão física aos comentadores Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, do jornal Público, e constitui a primeira 'baixa' do XXI Governo Constitucional, menos de cinco meses após a tomada de posse.

A demissão foi apresentada depois de o primeiro-ministro, na noite de quinta-feira, em declarações aos canais de televisão, ter pedido desculpa aos colunistas do Público, nomeadamente Augusto M. Seabra, por quem confessou "particular estima", e Vasco Pulido Valente, por quem declarou "consideração".