Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa, Marcelo e Draghi juntos à mesa antes do Conselho de Estado

  • 333

PRESSÃO. Com a inflação novamente negativa, Mario Draghi está praticamente obrigado a voltar a carregar no acelerador

VINCENT KESSLER/REUTERS

Presidente do Banco Central Europeu irá falar sobre a “evolução da economia europeia” no Conselho de Estado. É provável que António Costa aproveite o almoço para falar sobre algumas preocupações portuguesas

À mesa é que a gente se entende: Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Carlos Costa vão estar juntos com Mario Draghi ao almoço, esta quinta-feira, antes do Conselho de Estado, noticia a TSF.

Assim, antes de passaram ao prato principal da vinda do presidente do BCE a Portugal, Marcelo e Costa terão oportunidade de discutir, limar pontas, das "conversas" que vão decorrer no mesmo dia à tarde.

Existem, neste momento, vários temas sensíveis sobre a mesa, lembra a TSF: o fim do prazo dado pelo próprio Banco Central Europeu para que se chegue a um acordo no BPI sobre o Banco de Fomento de Angola, em que se não houver acordo entre o catalão La Caixa e a angolana Isabel dos Santos o banco será alvo de pesadas multas do BCE; também a venda do Novo Banco, muito contestada à esquerda em Portugal; e o reforço de capitais necessário quer no BCP, quer no banco público, a Caixa Geral de Depósitos.

Mario Draghi irá falar sobre a "evolução da economia europeia" no Conselho de Estado, conta a TSF.

  • Marcelo traz Mario Draghi ao Conselho de Estado

    Primeiro Conselho de Estado da era Marcelo vai ter um convidado especial. Presidente da República decidiu chamar o presidente do BCE para acompanhar o debate, que será sobre o programa de estabilidade e o programa nacional de reformas