Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo fala ao país à hora do lanche

  • 333

LUCÍLIA MONTEIRO

Não é à hora dos telejornais, como habitualmente. Será bem antes

Não é à hora dos telejornais, como habitualmente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar ao país pelas 17h para anunciar a sua decisão sobre o Orçamento do Estado para 2016. A notícia tinha sido avançada pela agência Lusa, e sabe-se agora que a comunicação é à hora do lanche - ou de saída de muitos empregos. A expectativa é que o documento seja promulgado.

No sábado, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a importância de haver um Orçamento em vigor e garantiu que iria anunciar em breve a sua decisão em relação ao documento. “Já lá vão três dias de apreciação do Orçamento e, portanto, estou muito próximo de divulgar a posição final”, declarou o Presidente, em resposta aos jornalistas, durante uma visita ao Estabelecimento Prisional de Tires, no distrito de Lisboa.

Questionado sobre a data, o Presidente da República respondeu de forma a não deixar dúvidas - “É com certeza para a semana”. “Há um ponto fundamental, é importante para os portugueses que haja Orçamento. Portanto, não se deve diferir aquilo que deve ser feito mais cedo”, acrescentou. Sobre o conteúdo do documento, Marcelo referiu, também no sábado, que já “ia acompanhando os trabalhos de elaboração” e que, por isso, o processo de análise que está a fazer “é uma confirmação, no essencial, daquilo que já conhecia”.