Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo convoca conselho de Estado para 7 de abril

  • 333

Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa convocou a primeira reunião do seu órgão consultivo para 7 de abril

Marcelo Rebelo de Sousa marcou a primeira reunião do seu Conselho de Estado para 7 de abril. O encontro está agendado para as 15h e o tema será o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas, que o Governo tem que entregar em Bruxelas até ao fim do mês.

Em linha com a intenção já manifestada de ser um PR mais interventivo, Marcelo vai reunir mais vezes o seu principal órgão consultivo. O próprio já anunciou que pretende fazê-lo pelo menos quatro vezes por ano.

Esta quarta-feira, o Chefe de Estado reafirmou que terá um papel “vigilante e atento”. “Nenhum Presidente da República passa cheques em branco mas também nenhum Presidente da República deve ter preoconceitos”, declarou.

Integram o Conselho de Estado o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim de Sousa Ribeiro, o provedor de Justiça, José de Faria Costa, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Alves Cordeiro, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, os ex-Presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, e ainda Carlos César (em representação do PS), Francisco Louçã (do BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP), o ensaísta Eduardo Lourenço, António Guterres, António Lobo Xavier, Luís Marques Mendes e Leonor Beleza.