Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa e o relatório americano sobre a Base das Lajes: “Não é uma boa notícia”

  • 333

Primeiro-ministro garante que o Governo português continua a trabalhar para manter a base das Lajes

Marta Caires

Jornalista

O relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre a base das Lajes "não é uma boa notícia" para as pretensões portuguesas. António Costa reconheceu que, até ao momento, não tem havido uma boa evolução do dossiê, nem nas propostas dos diferentes órgãos americanos.

O primeiro-ministro garantiu esta terça-feira, na Madeira, que o Governo português continua a trabalhar para encontrar a melhor solução para utilização da base das Lajes. O mais recente relatório do Departamento de Estado da Defesa dos Estados Unidos diz que a base das Lajes não podem ser usada como centro de informações, nem propõe um uso alternativo.

A declaração sobre o futuro da Base das Lajes foi feita à margem da visita oficial de António Costa à Madeira, que terminou com a inauguração das novas instalações de uma empresa da área da informática na Ribeira Brava, uma unidade que, neste momento, exporta já serviços na área da economia digital. Segundo António Costa, a empresa é a prova de que, na economia digital, não existe periferia ou ultraperiferia.