Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo, que está “noutra onda”, vai convidar o Papa a visitar Portugal

  • 333

MIGUEL A. LOPES/Lusa

Presidente da República chegou esta quarta-feira ao Vaticano e não quis comentar a aprovação do Orçamento do Estado

Alexandra Simões de Abreu

Alexandra Simões de Abreu

enviada ao Vaticano

Jornalista

Marcelo Rebelo de Sousa chegou esta quarta-feira ao Vaticano e foi recebido na residência da embaixada portuguesa junto à Santa Sé pelos elementos do clero português residentes em Roma. Questionado sobre o que pensa da aprovação do Orçamento do Estado, o Presidente foi peremptório: “Não pensei. Agora, aqui, estou noutra onda. Só para a semana”.

Depois de cumprimentar os 34 elementos do clero português, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que levou “uma carta formal em nome da República portuguesa a convidar sua santidade a visitar Portugal, a propósito do centenário das aparições de Fátima”.

O Presidente diz esperar que o Papa Francisco aceite o convite, uma vez que “seria uma oportunidade para podermos juntar um acontecimento religioso a uma projeção que é ao mesmo tempo reconhecimento da gratidão por aquilo que significou desde os primórdios da nacionalidade o apoio àquele estado independente que nascia” e que teve no papado antepassado da Santa Sé “o primeiro gesto de aceitação e compreensão” à escala do que era o universo naquela altura e que "era sobretudo europeu”.

Esta quinta-feira, o Presidente da República será recebido na sala Tronetto pelo Papa Francisco, com o qual terá uma conversa a sós durante 30 minutos.

MIGUEL A. LOPES/ Lusa