Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Quem quer conhecer Marcelo? Presidente abre portas de Belém este sábado

  • 333

ANTÓNIO COTRIM / LUSA

O novo Presidente da República abrirá este sábado as portas da sua residência oficial. De acordo com a Presidência, será o próprio Marcelo a receber os visitantes que se dirigirem ao Palácio de Belém

Marcelo Rebelo de Sousa vai abrir as portas do Palácio de Belém este sábado, onde receberá os interessados em conhecer o edifício, de acordo com um comunicado da Presidência.

Depois de tomar posse na quarta-feira, o novo Presidente da República recebe esta sábado, entre as 10h e as 17h30, os visitantes que se dirigirem ao Palácio de Belém, em Lisboa. Os interessados, garante a Presidência, "terão oportunidade de conhecer o seu exterior e interior, tendo acesso a áreas reservadas que normalmente estão vedadas, como o gabinete de trabalho do Presidente", indica, em nota enviada à Lusa.

Ao longo da tarde vão atuar as bandas da Armada, Exército e Força Aérea. Os interessados vão ainda poder assistir à cerimónia do Render Solene da Guarda, durante a manhã.

Eleito a 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República esta quarta-feira em Lisboa, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição.

As cerimónias da tomada de posse encerram esta sexta-feira no Porto, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro.

  • Marcelo quer “aprofundar” papel do Presidente na política externa

    No “estrito respeito pela Constituição”, Marcelo Rebelo de Sousa vai pôr a sua assessoria diplomática a organizar encontros com diplomatas estrangeiros. No fundo, vai “manter a autenticidade” e “quebrar um bocadinho o protocolo”. À esquerda, deixou um aviso: “Estamos comprometidos a respeitar tratados e convenções” e quer uma aposta "sem hesitações na UE".