Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Três convidados especiais de Marcelo no encontro com corpo diplomático

  • 333

José Carlos Carvalho

O novo Presidente da República continua a inovar. Apresentação de cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa pelo corpo diplomático teve esta tarde a presença de dois atletas olímpicos e uma cantora

A apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático ao novo Presidente de República, que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa, contou com a presença de três convidados especiais. É que Marcelo convidou campeões de atletismo e uma cantora para comparecerem na cerimónia, incluída no segundo dia da agenda oficial da tomada de posse do novo inquilino do Palácio de Belém.

Os convites de Marcelo Rebelo de Sousa foram feitos aos atletas Naide Gomes, Francisco Obikwelu e Nelson Évora, além da fadista Mariza, que já na noite desta quarta-feira tinha atuado e cantado o hino nacional no espetáculo musical que fechou o primeiro dia da tomada de posse, na Praça do Município em Lisboa.

Atualmente nos EUA, onde já prepara a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto em Pequim, foi o único que não pôde comparecer no evento.

Marcelo justificou assim a chamada destes convidados especiais: “São portugueses que tendo nascido no estrangeiro ou sendo filhos de cidadãos de outros países, têm dado um contributo inestimável para levantar bem alto a bandeira de Portugal pelo mundo fora.”

A cerimónia de apresentação de cumprimentos dos embaixadores e chefes de missão inclui uma intervenção do Núncio Apostólico Rino Passigato e do novo Presidente, na sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda.

Depois desta, Marcelo recebe pelas 18h o primeiro-ministro, naquela que será a primeira audiência semanal com António Costa.