Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

E ao segundo dia, Marcelo e Costa reúnem-se

  • 333

Ana Baião

O novo Presidente da República continua as cerimónias protocolares. Marcelo recebe o corpo diplomático e, de seguida, o atual primeiro-ministro. Será a primeira audiência semanal com António Costa

Depois do “render da guarda” de Cavaco Silva, o novo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa continua as cerimónias de posse a que o cargo obriga. No seu segundo dia oficial no cargo, e findas as cerimónias na Assembleia da República, os cumprimentos no Palácio de Belém, a oração ecuménica na Mesquita de Lisboa ou as peripécias do concerto na Praça do Município, a ronda protocolar segue dentro de momentos.

O dia de quinta-feira de Marcelo será marcado pela apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático e por um encontro com o primeiro-ministro. No Palácio Nacional da Ajuda, pelas 15h30, inicia-se a cerimónia de apresentação de cumprimentos dos embaixadores e chefes de missão. Ao final da tarde, pelas 18h30, Marcelo recebe António Costa, no primeiro encontro oficial entre ambos.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá pôr já “mãos à obra” nesta primeira audiência semanal com Costa, depois de no discurso de posse na Assembleia de República ter reafirmado a vontade de ser um Presidente de “consensos”. “Temos de cicatrizar feridas destes tão longos anos de sacrifícios, no fragilizar do tecido social, na perda de consensos de regime, na divisão entre hemisférios políticos”.

As cerimónias da posse de Marcelo Rebelo de Sousa terminam esta sexta-feira com uma visita à cidade do Porto. Durante a próxima semana, o recém-empossado Presidente da República será recebido no Vaticano pelo Papa Francisco a 17 de março. No mesmo dia, passará por Madrid, onde irá reunir-se com o Rei de Espanha Filipe VI.