Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Rei de Espanha vem à tomada de posse de Marcelo

  • 333

Getty

A cerimónia de posse do novo Presidente da República decorre esta quarta-feira, com a presença de mais de 500 convidados

Perante mais de 500 convidados, Marcelo Rebelo de Sousa toma esta quarta-feira posse como Presidente da República, jurando a Constituição de 1976 num parlamento decorado com cerca de duas mil rosas com as cores da bandeira nacional.

Às 9h, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, abrirá a sessão, suspendendo-a logo de seguida para receber o Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, o ainda Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e os convidados, que começarão a chegar ao parlamento a partir das 9h05.

Entre as “altas entidades estrangeiras” esperadas está o rei Felipe VI de Espanha e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, bem como o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Pelas 10h, Ferro Rodrigues irá declarar a reabertura da sessão. Depois, Marcelo Rebelo de Sousa prestará juramento sobre a Constituição original de 1976, datilografada e encadernada a vermelho com letras douradas.

Ferro Rodrigues usará depois da palavra, seguindo-se a intervenção do novo Presidente da República.

Da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para o Mosteiro dos Jerónimos, onde fará a deposição de flores nos túmulos de Luís de Camões e de Vasco da Gama.
O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde terá um almoço com um conjunto de individualidades, entre as quais os chefes de Estado estrangeiros presentes.

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, 67 anos, será o 19.º chefe de Estado português desde a implantação da República, a 05 outubro de 1910, e o quinto eleito em democracia.
Vai suceder a Aníbal Cavaco Silva, que ocupou o cargo entre 2006 e 2016.

Aluno brilhante, professor catedrático, comentador televisivo e político, Marcelo Rebelo de Sousa chega a chefe de Estado após ter vencido as eleições presidenciais de 24 de janeiro deste ano, com 52% dos votos, e quase 20 anos depois de ter liderado o PSD.

Com dois filhos e cinco netos, Marcelo Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa a 12 de dezembro de 1948.

Devido às cerimónias da tomada de posse, haverá restrições de trânsito em várias ruas de Lisboa, sobretudo junto à Assembleia da República, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio Nacional da Ajuda, Mesquita Central de Lisboa e Praça do Município, onde decorrerá o concerto que encerra o programa.