Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo dormiu em casa dos pais e foi a pé para a Assembleia

  • 333

José Caria

A última noite do Presidente eleito, antes da tomada posse como sucessor de Cavaco Silva, foi passada na casa dos pais situada nas proximidades da Assembleia da República

Marcelo Rebelo de Sousa dormiu a última noite antes de posse como novo Presidente na casa dos pais,na Rua de São Bernardo, em Lisboa, de onde partiu a pé para a Assembleia da República.

Enquanto percorria a Calçada da Estrela, recordou: “Fiz o caminho que fiz muitas vezes para a escola e, portanto, é mais ou menos parecido”.

Sobre as emoções de um dia tão especial, Marcelo disse ser “um momento bom, calmo e sereno”.

O dia da tomada de posse foi antecedido pelos inúmeros preparativos para a cerimónia. No Palácio de Queluz, Marcelo recebeu durante a tarde desta terça-feira o novo chefe da Casa Civil, Frutuoso de Melo, o chefe da Casa Militar, tenente general João Carvalho Cardoso, e ainda os ajudantes de campo dos três ramos das Forças Armadas, que lhe deram instruções sobre como colocar o Colar da Liberdade com que irá condecorar esta quarta-feira o Presidente cessante Cavaco Silva.

Ao fim da tarde Marcelo encontrou-se no Grémio Literário com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker e jantou depois com o Presidente moçambicano Filipe Jacinto Nyusi, após o que seguiu para descansar na casa dos pais.